Devo ir à terapia?
Devo ir à terapia?
Primeiramente e sendo bem direto: não precisa ter um grande motivo para iniciar psicoterapia!!! Simultaneamente, terapia é um processo de autoconhecimento que auxilia a pessoa a tomar decisões que melhor encaixam com sua personalidade e modos de pensar:Exemplo – qual curso fazer na faculdade.
Assim, neste autoconhecimento, encontram-se os motivos das dores emocionais e angustiantes: Exemplo – o que levou a depressão.
De tal maneira, fortalece e prepara a pessoa a enfrentar momentos difíceis no futuro: Exemplo – mudança de país, escola, etc.
Portanto, qualquer motivo é válido para buscar ajuda psicológica. Não se perde em nada por aumentar o que já se sabe de si mesmo. Sunzi, general chinês disse:
“…. ser invencível significa conhecer a si mesmo”
Errado não está.
De tal maneira, sem o autoconhecimento não conseguimos vencer os inimigos (que podemos entender aqui como os problemas da vida, as dificuldades que chegam a todos nós). Enfim, a terapia é onde se encontra o mais profundo autoconhecimento.
Obviamente, existem outros motivos que podem fazer alguém ir fazer terapia:
- Uma dificuldade em processar alguma coisa na vida, ou naquele período da vida.
- Ficar irritado ou irritada facilmente,
- Sono prejudicado,
- Alimentação prejudicada,
- Concentração prejudicada,
- Se sente perdido ou paralisado,
- Atitudes que atrapalham a sua vida e seus relacionamentos,
- Ou ainda, suporte para enfrentar uma doença
Enfim, uma variedade enorme de motivos e não teria folha que pudesse dar conta de tudo.
De acordo com isso, vamos dizer que estamos sentindo uma dor no joelho que não vai embora, passam dias e ela continua lá. Nesse sentido, custa ir no médico dar uma verificada? Não!
Como resultado, o mesmo é com um profissional de psicologia.
Em conclusão, por vezes na vida, todos nós temos algo que nos incomoda e que não custa nada verificar com um psicoterapeuta.