Hitler, Mao e Stalin – Líderes Autoritários
Os principais líderes autoritários, sanguinários e maléficos que já existiram e que nos vêm a cabeça rapidamente, com certeza são Hitler, Stalin e Mao. Esses três personagens mudaram o cenário mundial por causarem guerras, holocausto de milhares de pessoas, disseminarem ódio e violência. Sendo assim, um dos motivos de diversos livros, filmes e estudos realizados sobre esses eventos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o psicólogo Theodor Adorno lidera uma pesquisa nos Estados Unidos sobre a personalidade autoritária e os traços psicológicos que caracterizam essa condição comportamental. Ainda mais, Adorno desenvolve teorias sobre o surgimento de personagens tão cruéis como esses três líderes autoritários.
Primeiramente, para compreendermos mais sobre as características predominantes na personalidade dos líderes autoritários, torna-se necessário entender também o que esses líderes fizeram quando estavam nos controles do poder em seus países. Logo depois, compreender o que Adorno conclui em seus estudos. Por fim, analisar o momento que vivemos hoje e as similaridades com o passado.
Antes de ouvir o episódio deste podcast, seria necessário apresentar nosso convidado especial, Daniel Scola. Jornalista da Rádio Gaucha, focado nos assuntos geopolíticos e em história, ele traz diversos conteúdos ricos para nossa conversa sobre a vida desses líderes autoritários.
Contudo, ainda que consigamos trazer um diálogo rico em conteúdos psicológicos sobre a vida de Hitler, Stalin e Mao, faz-se necessário explicar que esse tema não se esgotou ou talvez nunca se esgote.
Em conclusão, não deixe de ouvir esse episódio sensacional, e de compartilhar com seus amigos, familiares e interessados..