O que há de errado com a humanidade
O que há de errado com a humanidade
, eis a questão.
Mal Estar Na Civilização é um dos mais emblemáticos livros de Freud. Inegavelmente, no presente livro, Freud analisa as circunstâncias em que a sociedade dos anos 1920, 1930 estava estruturada e o sofrimento psicológico que causava. Contudo, por mais velho que seja esta publicação, mostra-se muito atual.
Ainda mais que ao longo do anos, Freud se dá conta que a estrutura da civilização, é a principal responsável pelo sofrimento psicológico. Consequentemente, diversos textos freudianos evoluem do plano individual para o social. Apesar disso, não se perde de vista os efeitos no desenvolvimento psíquico sobre cada um de nós.
No Mal Estar Na Civilização, os principais sofrimentos psicológicos que as pessoas temem são:
- Medo da morte por envelhecimento, por uma doença ou desastre natural;
- Sofrimento por causa de relacionamentos com os outros;
Por conseguinte, para lidarmos com esses sofrimentos, criamos recursos psicológicos para suportar essas dores. Igualmente essas proteções psicológicas acabam se tornando as mesmas para todos. São chamadas de medidas paliativas. Ou seja, as medidas paliativas servem para alcançar a alegria ou evitar o desprazer.
Definitivamente focamos em trazer as análises deste livro para os acontecimentos mais atuais de nas nossas vidas, que estão ocorrendo no mundo.
Sob o mesmo ponto de vista, acredito que irão apreciar os artigos desse assunto recorrente.