Dentro da Sessão de Terapia
Dentro da Sessão de Terapia
O que ocorre dentro da sessão de terapia? Há uma incerteza sobre o que faz um terapeuta na clínica com seus pacientes.
Primeiro de tudo, psicologia é uma ciência baseada em testes e pesquisas. Psicologia é muito mais do que “Eu acho isso”. Portanto, já podemos garantir que psicoterapia não é uma simples conversa, como se pode ter com um amigo num bar.
Então, por que então as pessoas acham que é o mesmo que conversar? Talvez (um grande talvez aqui) é porque quando desabafamos ocorre uma catarse. O que é uma catarse? É uma liberação dos pensamentos que estão presos. “Estou segurando isso a dias”, “preciso de alguém para desabafar”. Quando desabafamos, tem um alivio emocional. Também, ajuda a organizar melhor os pensamentos. Portanto, tem uma eficácia.
Entretanto, desabafar é uma das muitas ferramentas e métodos que são usados em terapia. Assim como uma musica é feita por diversas notas: do, re , mi e suas infinitas variações.
A medida que o paciente vai falando as coisas, o psicoterapeuta vai trabalhando em quais outros recursos da psicologia podem ajudar o paciente a curto e a longo prazo.
O que eu acho mais incrível nesse processo é ouvir o que está sendo dito, e examinar e investigar e relacionar o que está por de trás daquela fala. E então, levantar uma bandeira da investigação com o paciente.
Porém, o que ocorre em uma sessão de psicoterapia?
Este é um espaço em que o paciente irá relatar seus incômodos, dores, chagas, problemas que enfrenta no dia-a-dia. Relatará como foi determinados acontecimentos de sua vida de anos atrás ou de horas atrás. Também, falar como isto afetou positivamente ou negativamente.
Cada psicoterapeuta possui seu modo pessoal de trabalhar. Contudo, o que geralmente busca-se entender da vida do paciente é quando que determinados problemas começaram em suas vidas.
Há momentos na terapia que o terapeuta faz mais perguntas; ou que o paciente se expressa mais livremente sobre o que vem a sua mente. Ainda, é papel do psicoterapeuta ajudar o paciente a encontrar onde está a raiz (ou raízes) da suas dores, e auxiliar o paciente ter forças para mudar.
Por isso, não se preocupe demasiadamente se não souber o que falar ao terapeuta, principalmente na primeira sessão.
Na terapia, o psicoterapeuta não vai rotular o paciente com uma doença e sim entender seus pensamentos e sentimentos.
Não vai julgar as decisões tomadas e sim compreender o que impulsionou à essas decisões.
Na sessão, não vai simplesmente conversar como um bate papo, mas ajudar a tirar os nós das indecisões, confusões e outras dificuldades da vida.
O terapeuta, não vai dizer o que deve ou não fazer, mas auxiliar a navegar nas novas ideias construídas em sessões.